FESTIVAIS TEATRO

Prêmio Bibi Ferreira 2022 pela primeira vez na história premia artistas travestis

Bibi Ferreira foi apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora brasileira. Abigail Izquierdo Ferreira de linhagem portuguesa e espanhola, era filha do ator brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo.

A grande dama do teatro musical brasileiro é um ícone dos palcos, sua história encantadora começa a partir dos vinte dias de vida, na qual se tornou personagem de ultima hora no lugar de uma boneca que tinha sumido do teatro.

Seu nome foi concedido em 2011 para se tornar o renomado prêmio de teatro musical brasileiro. Durante os anos, o prêmio Bibi Ferreira, tem alavancado a indústria teatral da cidade de São Paulo. Conceituado pela impressa e público o mais significativo prêmio do país. O maior evento da classe artística teatral da cidade de São Paulo une parcerias entre produtoras e organizações.

Na noite de quarta-feira (21) aconteceu a nona edição do Bibi Ferreira com entrega de estatuetas. Consagrando as primeiras transexuais a ganharem o prêmio Bibi Ferreira.

Marina Mathey foi a primeira artista travesti a ganhar um prêmio Bibi Ferreira por sua performance em “Brenda Lee e o palácio das princesas” . Ovacionada por todos presentes discurso emocionada em seus agradecimentos.

” Obrigada as minhas irmãs por fazer esse projeto ao meu lado, esse prêmio é nosso. Obrigada a todas as minhas trans-cestrais que abriram caminho para poder está aqui hoje. Sendo a primeira travestir a ganhar o prêmio do Bibi Ferreira. E ser a primeira é um troféu, mas também é uma denúncia e um chamado para reflexão. A gente não quer mais continuar sendo as primeiras, a gente quer muitas, muitas, muitas e cada vez mais. E é para isso que a gente está fazendo esse espetáculo. Obrigada Brenda Lee por existir nesse país. E é pra isso que a gente está aqui, para que seja só a primeira vez. Obrigada!” Marina Mathey

Verônica Valenttino levou estatueta revelação em musicais.

“Que loucura! Mas é isso, por todas as nossas, nós somos. Aliás eu profetizo que nós éramos, esses corpos que eram mortos. Hoje estamos viva, estamos adentrando esses espaços. E é por todas as minhas trasn-cestrais, por Breenda Lee. Obrigada Núcleo. Obrigada Zé. Obrigada Fernando. Obrigada minhas irmãs. Por estarem comigo, esse prêmio é nosso. Eu quero terminar com uma frase que ficou eternizada na boca de Bibi Ferreira quando disse ‘Eles pensam que a maré vai e nuca volta, até agora eles comandaram meu destino e eu fui recuando, fui recolhendo fúrias, hoje eu sou onda solta e tão forte quanto eles me imaginam fraca. Quando virem invertida correnteza quero saber como resistem a surpresa. Quero ver como reagem a ressaca’.” Verônica Valenttino

O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas relata a história de Brenda Lee, conhecida como o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil.  Brenda lhes ensinava a querer mais da vida.

Parabéns as ganhadoras e todos os envolvidos. Hoje vocês foram as primeiras mas esperamos uma multidão aos próximos prêmios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *